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domingo, 24 de abril de 2011

O auxílio dos PCN no planejamento das aulas do professor de artes

  A grande contribuição dos PCN foi ampliar e aprofundar o foco do ensino da Arte nas instituições escolares. Antes a questão da Arte na escola era somente a produção do aluno, atualmente se dá a inserção da produção cultural nacional e internacional, com a apreciação e reflexão. Os PCN trouxeram como princípio o diálogo entre o sistema da Arte e o da educação contemporânea, pois observa que se não houver essa sinergia não se fala nem de Arte, nem de educação. Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das formas artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro). Os professores planejam situações de aprendizagem para o grupo, seguindo alguns critérios: eleição de projetos em conjunto com os alunos; participação ativa dos alunos em pesquisas e produções de referenciais ao longo do projeto em formas de registro que todos possam compartilhar; práticas de simulação de ações em sala de aula que criam correspondência com situações sociais de aplicação dos temas abordados, por exemplo, dar um seminário como se fosse um crítico de arte, opinar sobre uma peça apresentada como se estivesse falando para uma emissora de TV,etc.


  A área de Arte dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais envolve tanto a experiência de apropriação de produtos artísticos (que incluem as obras originais e as produções relativas à arte, tais como textos, reproduções, vídeos, gravações, entre outros) quanto o desenvolvimento da competência de configurar significações através da realização de formas artísticas. Ou seja, entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, através do desenvolvimento da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura através da história e como conjunto organizado de relações formais. É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico; que suas experiências de desenhar, cantar, dançar ou dramatizar não são atividades que visam distraí-los da "seriedade" das outras disciplinas. Ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades (como percepção, observação, imaginação e sensibilidade) que podem alicerçar a consciência do seu lugar no mundo e que também contribuem inegavelmente para sua apreensão significativa dos conteúdos das outras disciplinas do currículo. Em minhas aulas acredito que utilizo o trabalho através de projetos. Atualmente estou realizando um trabalho com turmas de EJA na qual o objetivo é a compreensão da arte contemporânea e a experiência de poder apreciá-la, sentí-la, sendo que para isto tenha o aluno acesso a lugares onde encontra-se esta arte, ou seja, Museus de Arte Contemporânea. Dentro deste projeto está prevista uma visita à Fundação Iberê Camargo no dia 12 de maio. Como partes do projeto estão pesquisas, dúvidas, perguntas, estratégias de estudos de diferentes fontes de informação como filmes, material didático da própria Fundação Iberê Camargo e relação com as próprias experiências e conhecimentos dos alunos e professores, já que todos são de certa forma aprendizes. Está sendo um desafio este trabalho destinado às séries finais do ensino fundamental, pois são adolescentes e adultos que trazem conhecimentos e convicções, muitas vezes estereotipadas.










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