Sugestões de filmes

  • Vermelho como o Céu

domingo, 15 de maio de 2011

  Sabemos que a escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania. Hoje em dia fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo. Os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação.
  Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática. O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida. Levar essas discussões para a sala de aula é uma forma de conscientizar os alunos do processo educativo que estarão sujeitos, dando um direcionamento para os mesmos do trabalho que será desenvolvido, bem como dos objetivos a serem alcançados.
  Os alunos devem participar das discussões, levantar as primeiras pesquisas, montar cartazes sobre os temas, fazerem uma prévia de conhecimentos sobre o projeto, a fim de orientá-los, prepará-los para o passeio e aguçar a curiosidade sobre o assunto. Dessa forma, não chegam ao local sem terem a mínima noção do que poderão aproveitar, conhecer e aprender.
  É importante conversar sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.




  Nosso grupo da EJA da E.M.E.F. Zaira Hauschild de São Leopoldo visitou no dia 12 de maio de 2011 a Fundação Iberê Camargo localizada na cidade de Porto Alegre. Foi um passeio de estudos, onde aliamos descontração e aprendizado. Tivemos a oportunidade de ver desenhos de Iberê Camargo, além de quadros seus. Também apreciamos a exposição "Mil e Um Dias e Outros Enigmas" de Regina Silveira. Nosso próximo passo será trocar as impressões obtidas nesta visita. Discutiremos também os aspectos que os alunos consideraram positivos, os negativos e qual aprendizado foi construído com a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário