Sugestões de filmes

  • Vermelho como o Céu

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exposição à Vista

Teremos uma exposição que será realizada na UFRGS agora em maio de 2010,será muit interessante e estou anciosa!!!

VIRTURBANOS: encontros poéticos em percursos virtuais

prof. Carusto Camargo

Sala Fahrion 25/05/2010 a 27/05 /2010

DO CONCEITO:

"VIRTURBANOS: encontros poéticos em percursos virtuais” será uma exposição coletiva dos alunos da disciplina de Processos e Linguagens Tridimensionais do curso de “Licenciatura em Artes” da REGESD. Ela representa a materialidade poética da produção artística realizada pelos alunos durante esta disciplina específica, mas também o amadurecimento da reflexão crítica e pedagógica trabalhada pelos professores, tutores e alunos inseridos nos percursos virtuais dos ambientes virtuais deste curso.

VIRTURBANOS será um encontro real, presencial da produção e reflexão artística que elaborará e potencializará a formação de um grupo forte e coeso, formado por todos, alunos, professores, tutores e coordenadores. Um deslocamento, uma afastamento da solidão e da ausência presente à frente da tela de nossos computadores em direção ao outro e a instituição acadêmica.

DA EXPOSIÇÃO:

Nesta exposição serão apresentados os PRENSAUTOS, as DIGITAIS URBANAS e o ANDANTE, produções artísticas dos alunos que em seu conjunto elaboraram a percepção, apropriação e intervenção sobre suas memórias e suas relações cotidianas e artísticas com suas cidades, atendidas pelos seus pólos presenciais. Um percurso virtual que elaborou a contextualização teórica, urbana e social de suas produções e percepções artísticas dentro do campo das Artes. Todos estas produções seguiram uma proposta curatorial, elaborada e supervisionada pelos tutores durante a realização das atividades do ambiente virtual e objetivaram sempre a unidade e o significado conjunto das produções individuais, materializadas e percebidas pela comunidade acadêmica quando da montagem desta exposição coletiva.



PRENSAUTO
O corpo como referencial e o culto ao objeto de memória.

O prensauto é uma cópia em gesso da sola do pé, que apresenta em relevo a cópia em gesso de objetos autobiográficos escolhidos por cada aluno. Sobre o piso da sala Fahrion serão distribuídas 110 almofadas quadradas com cerca de 40 cm de lado, com estampas diversas trazidas pelos alunos.





DIGITAL URBANA:
A cidade como matriz artística e a intimidade do olhar urbano.
A impressão das texturas, marcas e registros que despertam a percepção artística durante os percurso urbanos. A primeira Digital Urbana é tirada da porta da casa do aluno e representa o desprendimento do universo afetivo e pessoal, elaborado no prensauto. O perceber o coletivo além da subjetividade, inserido dentro dos referências artísticos pontuados nas atividades do ambiente virtual. O nome Digital Urbana significa a identidade desapercebida da cidade mas também a marca do polegar impresso no verso da argila, a subjetividade das escolhas inseridas no contexto coletivo da cidade.
Na sala Fahrion as Digitais Urbanas, cerca de 1000, serão queimadas e colocadas sobre uma mesa. Sobre o tampo da mesa será instalada a plotagem de uma imagem de satélite de uma ou mais cidades dos pólos presenciais. A plotagem será protegida por um vidro e as Digitais Urbanas serão colocadas sobre este. Na parede ao fundo será projetado imagens das Digitais Urbanas e dos alunos durante o processo de impressão das digitais em seus percursos urbanos.

ANDANTE:Intervenções artísticas sobre percursos urbanos

um caminho de cerca de 400 chinelo gravuras de argila instaladas no campos da UFRGS. (do portão da rádio até a FACED)



Não basta mais ao aluno ser mero observador desta cidade e desse novo campo, das Artes. Ele deseja intervir nos percursos urbanos e artísticos, dizer para o que veio neste mundo e nesta instituição educacional, deslocar-se em direção a construção de um saber sensível, artístico e compartilhado. O ANDANTE representa este novo passo, como muitos dos dados por pelo artista contemporâneo Richard Long, para fora do universo pessoal, em direção a paisagem urbana, ao outro e a arte contemporânea, sem porém deixar a materialidade da argila e o pensamento da xilogravura.


DA DOCUMENTAÇÃO: Na sala Fahrion teremos computadores com acesso ao ambiente virtual da disciplina e a produção desenvolvida pelos alunos, bem como, vídeos com imagens do andante e das intervenções coletivas.

DO MATERIAL:

1) Mesa, plotagem e vidro conforme especificado na Digital urbana e projetor data show instalado no teto.
2) computadores com acesso a rede.
4) televisão com vídeo.
5) banners diversos: * com o título da exposição e nome dos participantes, etc... * descrevendo o projeto pedagógico das atividades.
6) convites e material de divulgação concomitantemente com o salão de ead.
7) monitoria durante a exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário