Sugestões de filmes

  • Vermelho como o Céu

sábado, 22 de agosto de 2009

Aula de Cianotipia no Pólo de São Leopoldo




Este é um cianótipo que fiz da foto de minha filha na aula do dia 22 de agosto no Pólo de São Leopoldo. É um processo interessante, que requer certos cuidados, mas de um resultado incrível.
A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. Foi descoberta por Sir John Herschel, notável cientista, cuja atividade principal era a astronomia, tendo feito diversos achados neste campo. Além disso, fez pesquisas relevantes na fotografia e, segundo autores , deve-se a ele também a descoberta do hipossulfito como agente fixador.
A cianotipia tem este nome porque as imagens assim produzidas apresentam-se em azul. Isto acontece pelo fato de se basear em sais de ferro e não prata. Também é conhecida como ferroprussiato ou "Blueprint".
Não é um processo para produzir negativos, mas cópias em papel.A emulsão é muito lenta, mais ou menos da ordem de 0.0005 ISO. Por causa disso, é impraticável ampliar negativos sobre papel ao ferroprussiato. A cópia é obtida por contato, numa prensa especialmente construída, embaixo de uma luz rica em UV, podendo ser a própria luz do sol. Nesse caso, a impressão pode demorar de 15 a 45 minutos, dependendo da densidade do negativo. Após o tempo de exposição, a folha de papel é lavada em água corrente por alguns minutos e, ao secar, a imagem adquire tons azuis bem saturados
Provavelmente o primeiro livro de fotografia registrado foi feito com cianotipia. Em 1843, Anna Atkins, em seus estudos botânicos editou o livro "Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions.

Um comentário:

  1. mtoo bonito seu trabalho, sua filha ajudo com sua imagem, pois é mto bela! uahsuahsuhas
    obs: Bruna Defferrari

    ResponderExcluir