Sugestões de filmes

  • Vermelho como o Céu

sábado, 1 de agosto de 2009

Idéias fundamentais para contribuir na formação do “ser professor”(extraídas do vídeo “Ser Professor no Contexto Atual”)

1. O professor deve ser um agente instigador para o aluno, deve despertar nele sua capacidade de pensar, e não apenas fazer com que ele reproduza conteúdos. (Jonh Dewey, Filósofo norte-americano)

2. O professor precisa ter em mente que o aprendizado é construído pelo aluno e “passado” pelo professor, que deve ser um estimulador deste aprendizado.

3. O aluno deve ter a superação da consciência ingênua para a consciência reflexiva. (proposta de Paulo Freire)

4. O professor deve ser qualificado e com conhecimentos amplos na área das ciências humanas, mesmo que seja um professor de ciências exatas, como matemática. (Perrenoud, Sociólogo Suíço)

5. O professor precisa ser reflexivo e pesquisador, tendo ao longo de seu exercício docente uma formação continuada. (Antônio Nóvoa)

Levando estas idéias para a prática docente no ensino de Artes, me pego pensando como é rico o campo a ser pesquisado e explorado, tanto pelos alunos como por seus professores, e que deve ser um processo conjunto, onde aluno e professor construam o conhecimento inserido na prática cotidiana. Darei um exemplo: no lugar do professor de Artes dar uma matriz de um desenho para o aluno pintar, ele poderia fazer releituras de obras de pintores, onde os alunos pesquisariam sobre sua vida e reproduziriam na prática sua técnica.
É claro que este é apenas um exemplo, pois é fundamental que o professor avalie que o conhecimento seja significativo para seu aluno, contextualizado com sua realidade. Nós como professores precisamos pensar no aluno a partir dele mesmo, fazendo reflexões constantes sobre o nosso fazer pedagógico. Devemos ter a clareza da necessidade de uma formação continuada e retirar das idéias de filósofos, sociólogos, pedagogos e pensadores o que realmente é importante e plausível de ser realizado, não ficando somente no campo da teorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário