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segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Influência de John Dewey na arte educação

   Ana Mae ressalta a importância do pensamento filosófico de John Dewey na educação brasileira através do educador Anísio Teixeira, que foi o grande modernizador da educação no Brasil. A Escola Nova tomou como principal ideia de arte a interpretação equivocada de arte como experiência consumatória, sendo que para Dewey a experiência de arte não se dá apenas no estágio final, mas durante todo seu percurso.

   No Brasil a prática da “experiência consumatória” tinha o objetivo de fixar e organizar noções aprendidas em outras áreas de estudo através de desenho e outros trabalhos manuais, completando a exploração de determinado assunto. Este pensamento baseia-se na ideia de que a arte pode ajudar na compreensão dos conceitos e esta estratégia é utilizada até hoje.

   Vejo como positiva a inserção da experiência consumatória na escola a oportunidade dos alunos realizarem diferentes expressões artísticas, principalmente com as artes visuais, essencial para oportunizar possibilidades de novas visões, comunicações e percepções.

Como aspectos negativos desta experiência consumatória percebo:

a divisão das disciplinas ensinadas fragmentadamente, sem que o professor de uma saiba o que o da outra está trabalhando;

pedagogização da arte, utilizando desenhos pedagógicos, geométricos e cópias de estampas;

a sistematização de técnicas como pinturas com lápis de cor, giz de cera, recorte, colagem, etc

  Nestas aulas de artes faltava o que hoje sabemos ser essencial para a vivência cultural de cada um: as obras de arte. Foi somente na pós-modernidade que a imagem entra para ser decodificada e interpretada em sala de aula. A obra de arte inspira modos de vida, olhares, sentimentos e dialoga com o espectador, sendo determinada por seu contexto histórico-cultural. Neste contexto a proposta triangular de Ana Mae abrange muito mais do que simplesmente fechar determinado assunto através de uma atividade manual de arte: provoca o aluno a compartilhar histórias, dividir o tempo e o espaço em relações sociais, inserindo expressões e viveres constituídos histórica e socialmente, mas principalmente instigando a uma leitura crítica do mundo, o que não ocorria na experiência consumatória.

O aprendizado da arte não se dá somente através de um método entre as paredes de uma sala de aula. A arte pode e deve ser experimentada de diferentes maneiras, incluindo-se visitas a museus e instituições culturais, podendo liberar sensações de pertencimento, identidade ou resgatar tradições.


Referências :


http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=43
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mae_Barbosa
Entre memória e História, Ana Mae Barbosa, disponível em:
http://moodle.regesd.tche.br/mod/resource/view.php?id=14686

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