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sábado, 4 de junho de 2011

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS
O ensino de Artes Visuais na Contemporaneidade
ABORDAGEM TRIANGULAR

ANA MAE BARBOZA



Ana Mae Barbosa , em sua Proposta Triangular, afirma que o aluno deve contextualizar, apreciar, e fazer para que tenha um aprendizado significativo na área das artes.



Sob esses tópicos recaem muitos conceitos e teorias acerca do que é mais valido e mais necessário no ensino das artes.
Conhecer Arte
 possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.



Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.
Apreciar Arte
desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.
Fazer Arte
desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.
Aspectos metodológicos da proposta Triangular:


O aluno tem a possibilidade de ler e interpretar o mundo contextualizando eventos sócio culturais e ampliando seus conhecimentos.



Desenvolver e estimular a criatividade do aluno nas suas produções artísticas.


Possibilita os alunos criarem conceitos e opiniões ao apreciarem uma obra de arte visual , inclusive suas próprias criações.


Possibilita o aluno realizar releituras com o objetivo de conceber uma nova leitura.


Despertar o interesse pela história da arte através da ampliação de leitura de imagens.


Evidenciar no aluno todas as suas possibilidades e limitações de sua linguagem plástica.


Adaptar os alunos a uma análise processual da criação de imagens (leia-se todo objeto artístico).


Colaborar para uma construção de formas mais expressivas que corroboram em um pensar sobre o processo artístico , que o aluno o fará de um jeito bem mais “lúdico”.


A Proposta Triangular deu segurança à disciplina por enfocar a arte como expressão e como cultura na sala de aula, introduzindo a discussão sobre arte e a leitura e análise da obra de arte na escola. Enfim, introduziu a produção dos artistas na escola .



A Proposta Triangular representa a tendência de resgate dos conteúdos específicos da área, na medida em que apresenta, como base para a ação pedagógica, três ações mental e sensorialmente básicas que dizem respeito ao modo como se processa o conhecimento em arte.



Diz Ana Mae ( 1991,p.10): “ O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte ( ...).A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação ( ... ) .
Fontes:



www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link...



apeduufrgs2007.pbworks.com/f/OFICINA+ACM


www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?...


http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10


Revista de educação CEAP – Ano 11 – nº 43 – Salvador, dez/2003 ( p.55- 65)

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