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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Plano de Aula de Artes

Confecção de máscaras de gesso

Plano de Aula de Artes Visuais
Identificação:
Este plano de aula destina-se às turmas da EJA das etapas III, IV e V da E. M. E. F. Zaira Hauschild da cidade de São Leopoldo. São alunos do noturno com idades que variam entre 16 e 46 anos. As aulas de artes ocorrem uma vez por semana e tem a duração de 1h 50min. É uma escola localizada em uma região industrial do município e a maioria dos alunos trabalha durante o dia, o que colabora com a situação econômica deles, pois adquirem o material que é solicitado. As três etapas juntas somam um total de 60 alunos matriculados, dos quais atualmente 40 estão frequentando as aulas com regularidade.

Desde o início do ano a escola tem realizado reuniões com os professores a respeito da implementação da Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. De comum acordo os professores desta escola comprometeram-se incluir esta temática em seus conteúdos e dentro do possível relacioná-los com outras disciplinas.

A partir deste compromisso a professora de artes destas turmas levou para dentro da sala de aula a discussão em torno da Lei 10.639. A partir de debates entre os alunos foi proposto que levantassem ideias de como trabalhar esta temática nas aulas de artes.

Tema:
 No início do ano letivo de 2011 estas turmas pesquisaram sobre a origem do uso de máscaras nos carnavais e demonstraram interesse em aprender técnicas de confecção de máscaras. A partir da ideia de confecção das máscaras serão feitas pesquisas que terão como tema propulsor:

“A origem e utilização de máscaras em antigas culturas africanas e suas utilizações ligadas às artes na contemporaneidade.”

Objetivo Geral:
Despertar o interesse pelas diversas culturas africanas, identificando os países que compõe a África e fazendo com que o aluno compreenda que ela é o berço da civilização, reconhecendo a importância do legado destas diversas identidades culturais para a arte de todos os tempos e em especial para a arte contemporânea.
Objetivos Específicos:
Desenvolver o gosto pela pesquisa oportunizando diversas formas de materiais: livros, revistas, internet;
Promover a discussão da importância do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira na escola;
Desenvolver habilidades manuais na confecção de máscaras;
Compreender a importância da utilização das máscaras nos rituais religiosos dentre diferentes culturas;
Identificar diferentes utilizações das máscaras na arte contemporânea;
Desenvolver a criatividade através elaboração e criação de uma máscara
Proporcionar a socialização entre colegas de turma e de escola.
Conteúdos:
Ao desenvolver a temática sobre máscaras serão abordados diversos conteúdos de forma interdisciplinar;
história da arte- o uso das máscaras em rituais religiosos, teatro, carnavais, etc
geografia- localização do continente africano e seus países;
história da humanidade-civilizações africanas tais como egípcia, etc e a importância das máscaras nestas culturas;
sociologia -racismo, preconceito, etc
diferentes técnicas de confecções de máscaras;
a importância e utilização de máscaras dentro do período da arte contemporânea.

Metodologia:

Aula 1 (2 períodos de 50min cada)
Cada aluno receberá em folha de xerox a lei 10.639 e a partir de sua leitura será discutida a importância do estudo da cultura afro-brasileira nas escolas. Será pendurado na sala de aula o mapa mundi, na qual os alunos deverão localizar a África e seus países. Os alunos serão reunidos em 3 ou 4 grupos e deverão pintar e recortar os países que compões a África, montando como um quebra-cabeças este continente. Para tal atividade cada grupo receberá o material na qual realizará o trabalho. Poderão pesquisar o nome e localização dos países no mapa colocado na parede da sala ou no livro didático que possuem.

Aula 2 ( 2 períodos de 50min cada)

Cada aluno receberá uma folha de xerox sobre as máscaras como objetos ritualísticos dentro das diversas culturas africanas. Após a leitura dete material a turma se encaminhará para a sala de informática e pesquisará sobre este assunto na internet. Será sugerido que façam uma pesquisa em imagens, bucando por máscaras de diferentes tipos: africanas, carnavalescas, egípcias, de hallowenn, etc. Ficará claro que a ênfase será nas máscaras africanas.

Após o retorno à sala de aula os alunos serão convidados a criarem um esboço de uma máscara. Farão um desenho em uma folha de desenho utilizando lápis, lápis de cor e canetinhas se assim desejarem.
Será pedido o material para a confecção da máscara que será na próxima aula.

Aula 3 ( 2 períodos de 50min cada)
A professora exibirá em um computador na própria sala de aula dos alunos um vídeo em duas partes retirado do you tube na qual uma professor de artes demonstra a técnica da confecção de máscara de gesso utilizando atadura gessada. Após a apreciação deste vídeo serão tiradas dúvidas e partiremos para a prática, ou seja, a confecção das máscaras de gesso.

Em duplas os alunos seguirão os passos estudados para a confecção das máscaras e executarão a tarefa até a parte da retirada da máscara de gesso do rosto. Todas mácaras ficarão na escola secando até a próxima aula.

Aula 4 ( 2 períodos de 50 min cada)
Com a máscara já seca os alunos farão com a ajuda de um estilete e tesoura perfurações nos locais dos olhos. Após passarão massa corrida sobre a mesma, utilizando os dedos. Após a secagem da massa corrida o aluno deverá lixar delicadamente sua máscara. Feito isto cada aluno com base em seu projeto de desenho da máscara desenhará sobre a máscara de gesso e logo após iniciará a etapa final que é a decoração, seja ela feita com tintas, lantejoulas, etc

Avaliação:
A avaliação será feita de duas maneiras: uma em grupo e outra individual. A turma será convidada a discutir em grupo se gostou de realizar a atividade, quais pontos foram positivos e quais foram as dificuldades encontradas. Também será feita individualmente, por meio de auto-avaliação: cada aluno deverá escrever sobre seu desempenho, sua participação e assiduidade nas aulas, se trouxe o material solicitado, seu interesse e comprometimento com a atividade, e se houve aprendizado citar o que achou mais importante.

Culminância:
Será feita uma Mostra com as máscaras confeccionadas, em local a ser decidido posteriormente. Como todo processo será registrado através de filmagem e fotografia, estes recursos também farão parte da Mostra. Será um momento de troca de idéias e opiniões, além da apreciação visual e estética das máscaras feita de maneira crítica e construtiva.

Referências:
http://www.oeducador.net/index.php/component/content/article/38-artes/134-mascaras?format=pdf
http://www.caminhosancestrais.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=37
http://www.youtube.com/watch?v=t6X8RaQb91A&NR=1&feature=fvwp
http://www.youtube.com/watch?v=EoY95YFfs_A
http://www.oeducador.net/index.php/component/content/article/38-artes/133-mascaras
http://www.interativavirtual.com.br/mascaras
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=650151
http://www.anitamulher.com.br/anita/aprenda-a-fazer-mascaras-de-gesso/
http://www.coladaweb.com/cultura/historia-das-mascaras
http://www.flogao.com.br/czeiger/124477639
http://www.leidireto.com.br/lei-10639.html

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